NATAL 2020

 

NATAL 2020

Como vocês sabem, eu planejo o Natal de minha família desde o ano de 1990 e pela primeira vez, desde então, este ano foi o primeiro natal  virtual vivenciado por nossa família, em face da pandemia,  acredito que isso também aconteceu com a maioria das famílias do planeta.

Independente de pandemia o Natal existe, então a única alternativa que nos restou foi celebrar o Natal em Família virtualmente.

 A nossa reunião virtual foi realizada dia 25.12.2020 às 17:00 horas com a participação de quase todos os familiares e de uma convidada muito especial : Vânia Lins . A Vânia é minha seguidora neste site há uns cinco anos, então ela postou um comentário no meu site perguntando por que o Natal 2019 não tinha sido postado, e neste comentário ela disponibilizou o número de seu telefone.

 Realmente demorei muito tempo para postar o nosso Natal 2019 porque com a pandemia, eu e meu esposo decidimos vir para nossa casa de praia, então aqui,  sem o meu computador, dificultou a publicação do nosso Natal 2019.

Decidi então ligar para a Vânia para agradece-la, por ser minha seguidora e para explicar porque demorei tanto a postar o nosso Natal 2019, e o meu telefonema foi uma grande surpresa para ela, disse que estava emocionada de falar comigo e eu fiquei super feliz pela admiração  que ela demonstrou ter por mim . Vocês têm noção da emoção de você ligar para alguém que lhe conhece somente através do que você escreve, planeja, realiza e você ouvir desta pessoa que está emocionada por falar com você?  Um sentimento de reconhecimento, de valorização pelo trabalho que realizo que não tem preço. Obrigada Vânia mais uma vez.

A Vânia, assim como eu é a responsável de planejar e realizar o natal em sua família, ela, assim como eu também valoriza muito o natal em família,   e desde então nos tornamos amigas,   trocamos diariamente mensagens pelo WhatsApp, então resolvi convidá-la para participar do nosso Natal virtual.

Comecei nossa reunião virtual dando boas-vindas a todos os familiares que estavam participando e a minha mais nova amiga Vânia Lins. E como dia 25.12  além de ser celebrado o nascimento  de Jesus Cristo também  é o aniversário dela, anunciei para todos e pedi para que todos cantassem os parabéns para ela.

Após os parabéns, a Vânia pediu a palavra para agradecer pelo convite de poder participar do nosso Natal em família virtual e deu o seguinte depoimento: que quando passou a conhecer meu blog  ela mudou completamente a maneira de celebrar o natal com sua família, antes era apenas um almoço e a distribuição de presentes em família, depois de ser minha seguidora a celebração dos natais em sua família realmente festejaram o aniversário de Jesus Cristo.

O  depoimento dela me encheu de orgulho e alegria por saber que posso contribuir na vida das famílias para o verdadeiro sentido do natal, e conclui que vale a pena continuar a divulgar nossos natais em família.

Depois destas considerações dei início a nossa confraternização virtual dizendo o seguinte:

É com muita emoção e gratidão a Deus que juntamente com o apoio técnico do meu amigo Alexandre (um presente de Deus nesta pandemia) e com meu filho Victor que vamos iniciar nossa primeira Confraternização Virtual.

Antes de tudo queria agradecer a Deus por todos estarem aqui conosco com saúde. Gloria a Deus.

Estamos vivendo tempos difíceis e desafiadores com esta pandemia mundial, a qual nos impôs a refletir mais sobre a vida, nos aproximar mais de Deus, redefinir conceitos e valorizar o que realmente importa, adquirir novos hábitos, exigindo de nós reinventarmos, enfim acredito que a pandemia nos tornou pessoas melhores.

 Então este será um Natal como brilhantemente descreveu o Padre Javier Leoz, pároco de São Lourenço em Pamplona-Espanha :

 Será um Natal “mais silencioso   e com mais profundidade. Mais parecido com o primeiro em que Jesus nasceu em solidão.

Sem muitas luzes na terra, mas com a da estrela de Belém fulgurando trilhas de vida em sua imensidão.

Sem as ruas a transbordar, mas com o coração aquecido pelo que está por chegar.

Haverá Natal porque necessitamos de uma luz divina no meio de tanta escuridão”

 

Este será o Natal mais diferente da humanidade: sem confraternização, sem o glamour dos shoppings, sem troca de presentes, sem Papai Noel presencial, sem o aconchego familiar, sem abraços, sem beijos, e para muitos com o coração apertado pela dor da perda de entes queridos, o que nos leva a refletir o valor do que realmente importa: a vida e a família reunida para assim festejar o nascimento de Jesus Cristo.

Então alegrem-se porque mesmo de forma virtual estamos aqui para comemorar o Natal, e a boa notícia vai ser dada pela linda garota Maria Clara ( ela tem 02 anos e nove meses) que disse  o seguinte: Jesus nasceu!

Prossegui desejando que o Menino Jesus faça morada em nossos corações irradiando nossas vidas com sua luz e com o seu amor.

E em homenagem ao aniversariante Jesus Cristo eu convidei a Ana Cláudia para cantar a música Ave Maria.

 

COLOCAR AQUI O VIDEO DA ANA CLAUDIA CANTANDO A AVE MARIA

 

 

 

Em seguida pedi a meus netos Artur e Igor para lerem a letra da música “Natal todo dia” e em seguida a Ana Claudia também cantou esta música.

 

NATAL TODO DIA

Roupa Nova

Um clima de sonho se espalha no ar
Pessoas se olham com brilho no olhar
A gente já sente chegando o Natal
É tempo de amor, todo mundo é igual

Os velhos amigos irão se abraçar
Os desconhecidos irão se falar
E quem for criança vai olhar pro céu
Fazendo pedido pro velho Noel

Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia

Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia

Um jeito mais manso de ser e falar
Mais calma, mais tempo pra gente se dar
Me diz porque só no Natal é assim
Que bom se ele nunca tivesse mais fim

Que o Natal comece no seu coração
Que seja pra todos, sem ter distinção
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for
O melhor presente é sempre o 


Fonte : https://www.letras.mus.br/roupa-nova/1113208/

 

Aproveito a oportunidade para pedir a todos aos meus seguidores para também seguirem a Ana Cláudia, no Instaram (Claudiaoliveira.music) e no YouTube (@claudiaoliveiramusic2933)  Claudia Oliveira Musica), para assim ela poder ampliar este talento que Deus lhe concedeu. Antecipadamente agradeço.

Depois foi a vez do meu irmão Humberto e meu cunhado Waldenir se pronunciarem, os quais sempre têm lindas mensagens para nos transmitir.

 

Em seguida convidei  minha irmã Luzanira para falar sobre este momento que estamos vivendo : A Pandemia e o aprendizado destes tempos, e ela disse o seguinte:

“ Estamos vivendo o ano 2020 totalmente atípico, até mesmo na forma de comemorar o nosso Natal em família, ou seja, de presencial migrou para virtual. Assim, assegurou o cumprimento do item do Decreto do Governador do Ceará, que recomendava  reunião presencial de, no máximo 15 pessoas, evitando a aglomeração e, consequentemente, a proliferação do vírus Covid-19 .

Quase um ano de tortura que, de alguma forma, desestabilizou muita gente, nos vários aspectos da vida: o financeiro, o emocional, o social, o físico....Tempos difíceis, onde nunca se viu a permanência continua do medo, ansiedade, desesperança, solidão, fragilidades... e a sensação  da morte tão próxima. No entanto, retirar boas lições desta experiência sofrida, representa um bom caminho para minimizar a forma negativa de perceber o cenário : um ano perdido... Sem intenção de esgotar a lista de aprendizados da referida pandemia, destaco apenas alguns itens, como pontapé inicial e de maior impacto , entre outros :

-A vida mais simples é fonte de prazer, ou seja, menos pode ser mais.

-O despertar para o “outro”- a solidariedade, a empatia, o olhar mais humano e a compreensão da importância da interdependência.

 -Fazemos parte de um todo, não vivemos sem o outro;

-O aleta para a finitude da vida, o viver o agora e intensamente. Lembrando que a “única coisa que é permanente é a impermanência”.

-A confirmação da vivência dos conflitos ou seja, quanto mais próximo do outro mais intensos se tornam os conflitos. Assim, se o conflito é inevitável, a alerta para a necessidade de desenvolvimento de valores tais como: a paciência, a tolerância, a aceitação dos defeitos do outro, bem como exercitar o olhar nas qualidades com quem está a conviver. Claro, envolve força de vontade e propósito para exercitar estas práticas. Sem dúvida, são alternativas para apaziguar os embates e viver em paz;

-A valorização do maior, do pouco ou do muito, construído ao longo da vida: o pão de cada dia, a casa para morar, o emprego, aposentadoria...

-A saúde o maior e melhor de todos pilares. Neste contexto, a menor gripe  se tornou assustadora.

-O “outro ”: o pilar de grande sustentação para ser feliz. Refiro-me ao relacionar-se: relações reais, cara a cara e junto a dimensão do sentir, potencializando a grandeza do conviver.

Concluo enfatizando a ideia de um estudioso, quando diz que “ a coisa mais importante é a esperança, no sentido de não esperar, mas de ir atrás, ir buscar, não desistir, concluindo que a maior tragédia não é quando o homem morre, mas é aquilo que morre dentro do homem, enquanto ele está vivo”. Então, a Pandemia representa um divisor de águas e como diz Sandra Annenbergue: “ Não há um ser humano que sairá igual depois deste ano”.

Formule seus aprendizados destes tempos turbulentos e impactantes e os acolha como lições para a vida que continua, um grandioso privilégio.

Sem sobra de dúvidas, as palavras da Luza  enriqueceu muito o nosso Natal.

 Para alegrar nossa reunião pedi as crianças Sofia e Marina para cantarem a música  “Quero ver você não chorar”

 Finalizei agradecendo a presença de todos e fazendo votos que Jesus Cristo seja de fato o exemplo de nossa conduta diária para  a construção de um mundo de amor, paz e fraternidade e desejando um Feliz Natal para todos.

 E assim foi o nosso primeiro Natal em Família virtual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Parabéns por compartilhar esses momentos vividos em família riquíssimo que muito nos inspira! Família maior projeto de Deus e não há nada melhor que viver momentos únicos em família.
    Grata Ducilene Picos PI

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar o Natal em Família, nos dando exemplo de um verdadeiro Natal o que nos faz engrandecer e dar exemplo a nossa família também....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leu, gostou ou quer compartilhar algo? Comente e participe do blog!

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL 2018

Natal 2019