Queridos seguidores Os anos passam e nossa vida muda completamente. No ano 2019 eu me aposentei, depois veio a pandemia que ficamos sem poder reunir a família para comemorar o Natal presencialmente, então eu e meu esposo resolvemos vir morar na praia, por este motivo a confraternização do Natal em Familia deixou de ser organizada por mim, desde então minha irmã se comprometeu de organizar o nosso Natal em Família. Portanto, no natal do ano passado (2022), tivemos apenas um almoço em família e para não passar totalmente em branco sem programação, eu comprei para todos os irmãos um porta chave e juntamente com meu filho Victor escrevemos este texto para acompanhar os presentes que foram distribuídos : Queridos Irmãos Chegou mais um Natal. Mais uma vez revivemos o nascimento de Cristo e somos convidados a refletir sobre o grande amor Dele por nós e de tudo que Deus nos permitiu viver até aqui. Ha alguns dias atras visitando a loja Ceart me encantei com este porta chave que comprei para vocês e automaticamente me peguei vagando com as lembranças de muitos e muitos anos que já se passaram e foram vivenciados por nós. Entre as lembranças mais marcantes, estão na memória as recordações da nossa infância. Tivemos uma infância privada de muitas coisas, mas nunca nos faltou amor e felicidade. A vida era muito mais simples e ao mesmo tempo, era muito mais fácil arrancar um sorriso dos nossos rostos. Os brinquedos improvisados e as brincadeiras simples era o bastante para nos fazer felizes. A ingenuidade e a inocência não nos permitia que nos importasse com as “futilidades” de uma vida mais provida de bens e recursos, eramos felizes com o que tínhamos. Até mesmo as obrigações domésticas muitas vezes eram feitas com leveza e prazer. Naquela época, se nos faltava o luxo material nós nem percebíamos. Vivíamos em um mundo invertido. As casas simples do povoado de Guanaces eram muito mais acolhedoras que as cobertas por concreto da capital. As portas de duas “bandas” estavam muito mais abertas para os amigos e vizinhos do que as portas imponentes de madeira nobre de casas luxuosas. O sabor da comida feita no fogão a lenha era esplendida e superava com facilidade a comida dos melhores restaurantes. A paçoca feita no pilão colocava muitos processadores de alimentos de hoje no chinelo, além de ser quase como uma joia de família, passando de geração em geração. A mais simples das casas, podia ser chamada com orgulho de lar, ao oposto de muito palácios e mansões de hoje. Este mundo invertido que vivemos são as nossas raízes. Naquela época, não fazíamos ideia da enorme jornada que faríamos e que um dia iríamos olhar para o passado com tanto orgulho. Com o passar dos tempos fomos amadurecendo, a infância foi dando lugar para a juventude e logo depois a fase adulta. As brincadeiras com os amigos, foram aos poucos, trocadas pela responsabilidade de profissionais e de nos tornamos pais e mães. Estudamos muito, trabalhamos mais ainda e lutamos incansavelmente para que nós e os nossos filhos não passassem pelas privações que tivemos. Muita coisa mudou da nossa infância para cá. As paredes de nossas casas não são mais pintadas com tinta a base de água, nossos banheiros não são mais nos nossos quintais, as portas não são mais de “duas bandas”, o fogão a lenha deu lugar a um de última geração e o processador de alimentos, substituiu o pilão da família. O lado bom de tudo isso é que superamos os obstáculos e percalços sem abalar as nossas raízes. A casinha simples que moramos com o fogãozinho a lenha continua nos nossos corações e na simplicidade de pessoas que nos tornamos com o café sempre pronto e com a porta da nossa casa mesmo sem ser de " duas bandas”, sempre aberta para os amigos, vizinhos e a família como nos foi ensinado por nossa mãe. Ao final desta reflexão surgiu em mim o sentimento de gratidão a Deus pela família unida que somos, pela educação que recebemos, por ter nos tornado pessoas de bem, gerando filhos maravilhosos e com a sensação de dever cumprido. Desejo do fundo do meu coração um Natal extraordinário para vocês. Com amor, sua irmã Roci. Eis aqui o porta chave que ofereci a meus irmãos :
Portanto queridos seguidores, a minha missão de organizar o Natal em Familia terminou, espero ter contribuído com vocês ao longo destes anos através do meu blog (natalnafamilia.blogspot.com), com inspirações para festejarem a festa mais bonita e significativa do ano que é o Natal. Muito obrigada a todos pelo carinho, pelo feedback e até mesmo pelas amizades que conquistei e que se solidificaram em razão de minhas postagens durante este percurso. Desde já desejo a todos um Feliz Natal repleto de paz, saúde e felicidades. São meus sinceros votos. Roci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL 2020

NATAL 2018

Natal 2019