PREFÁCIO

Minha família é bem numerosa, nós somos atualmente sete irmãos, todos casados e com filhos, portanto tenho muitos sobrinhos, alguns já casados e também já têm filhos.

 Ocorre que na noite de natal nem todos os meus irmãos podiam se encontrar em um único local, pois tinham sempre que passar o natal com as sogras, e por este motivo meu cunhado Fernando teve a idéia de festejar o Natal de nossa família no dia 25 de dezembro com um almoço, de forma que a idéia deu certo e esta festa maravilhosa vem se repetindo há mais de quinze anos, sempre em minha casa, e, tornou-se para muitos  a festa mais esperada do ano.

A festa já virou tradição de família, e quando ocorre de alguém estar em outro estado do Brasil ou mesmo no exterior, seja estudando ou trabalhando, dá sempre um jeitinho de vir para a nossa festa. E quando não podem vir, mesmo assim participam, pois com antecedência eu envio e-mail contando como vai ser a festa, peço que escreva de acordo com o tema escolhido e a pessoa participa mesmo a distancia.      

Já houve vários casos de participações a distancia muito emocionantes, que vocês vão ter a oportunidade de conferir.

A decoração de minha casa para nossa festa de natal é sempre caprichada, bem enfeitada com motivos natalinos, muitos balões coloridos espalhados pela casa e todos os anos também preparo um mural com fotos da família.

A festa é dividida em várias etapas: petiscos como entrada, principalmente um delicioso vatapá baiano, almoço, dinâmica de grupo, amigo secreto e lanche no final da tarde, e como não poderia faltar, o Papai Noel é sempre convidado e chega muito bem vestido trazendo um saco vermelho cheinho de presentes.

A verdade é que os primeiros convidados começam a chegar por volta do meio dia, cada família traz um prato para o almoço ou uma sobremesa. Geralmente comparecem umas cinqüenta pessoas entre adultos, adolescentes, crianças, namorados e namoradas dos jovens.

Às vezes temos algum convidado especial, seja para cantar, para tocar violino, seja para matar a curiosidade desta festa tão badalada. A festa só termina mesmo por volta das 21h00min horas. 

Sempre depois do almoço fazemos um grande círculo para vivenciar realmente o Natal. É aplicada uma dinâmica de grupo que gira em torno de um tema motivador. Temos sempre um número musical apresentado por familiares que têm belas vozes, e assim, esta festa acontece ano após ano. 

Todos os anos eu peço a Deus que me ilumine com boas idéias para abrilhantar nosso Natal e acho que realmente Ele tem feito isso, porque sempre recebo muitos elogios quando a festa termina.  

Por fim, é a vez de brincar de amigo secreto, naquele estilo que se não gostou do presente pode trocar com outra pessoa, como diz meu cunhado Fernando o amigo secreto desta maneira serve para treinar o desprendimento, e uma boa oportunidade para dominar a inveja.

Durante todos estes anos tive o cuidado de guardar o conteúdo da maioria das festas natalinas, infelizmente alguns roteiros se perderam com o tempo.

Realmente eu sempre tive planos de um dia tornar público nossas festas natalinas, talvez quem sabe para ser copiada e vivenciada por outras famílias pelo mundo a fora, mas só agora, depois de mais de quinze anos que organizo nosso natal é que decidi disponibilizar este material a quem interessar.

Espero que se alguém se interessar em repetir as dinâmicas apresentadas a seguir, que tire bom proveito, e, se alguém também tiver esta missão na vida, como organizador e facilitador de festas natalinas, peço que compartilhe suas idéias comigo, pois sei o quanto é difícil se planejar uma festa, principalmente que agrade a gregos e troianos, como é o caso do nosso grupo, muito heterogêneo, formado por crianças, adolescentes, adultos e até pessoas da melhor idade.

Acho que planejar uma festa neste estilo, não é tarefa das mais fáceis, a prova disso é que antes de mim, quem organizava e planejava nossa festa natalina era minha irmã Luzanira, mas ela logo pediu para que eu a substituísse nesta tarefa, e eu, como até hoje não consegui ninguém para me substituir nesta missão, o jeito é pedir a Deus para que continue me iluminando para que cada ano eu tenha idéias geniais para celebrar o aniversario de seu filho Jesus de forma bem significativa.

Desejo aos leitores que tenham sempre um Feliz Natal, com paz, saúde, felicidades e muita harmonia familiar e que suas vidas esteja sempre repleta de presentes que decoram esta árvore de natal abaixo.



                                             PAZ
                                           UNIÃO
                                         ALEGRIA
                                      ESPERANÇA
                                   AMOR, SUCESSO
                                REALIZAÇÕES, LUZ
                             RESPEITO,  HARMONIA
                            SAÚDE, SOLIDARIEDADE
                        FELICIDADE,  HUMILDADE
                     CONFRATERNIZAÇÃO, PUREZA
                    AMIZADE, SABEDORIA, PERDÃO
                IGUALDADE, LIBERDADE, BOA SORTE
              SINCERIDADE,  ESTIMA,  FRATERNIDADE
            EQUILÍBRIO,   DIGNIDADE,   BENEVOLÊNCIA
          FÉ, BONDADE PACIÊNCIA, BRANDURA, FORÇA
    TENACIDADE, PROSPERIDADE, RECONHECIMENTO
                                 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                       DESEJO A TODOS MEUS LEITORES
                       QUE  SUA  VIDA   ESTEJA REPLETA
                                     DESTES PRESENTES
                           SÃO MEUS SINCEROS VOTOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL 2020

NATAL 2018

Natal 2019