NATAL 1998

Neste natal escolhi como tema “ A FAMÍLIA”, então escrevi o seguinte:

O nascimento de Jesus através de Maria e tendo como seu pai José, nos lembra a formação de uma família. Foi trabalhando em uma Vara de Família que senti de perto o quanto que a família cada vez mais está se desconstituindo e se desintegrando.

Para se ter uma idéia, temos hoje no Fórum Clóvis Beviláqua exatamente 18(dezoito) Varas de Família, cada uma delas com aproximadamente 800(oitocentos) processos que nos dá um número aproximado de 14.400 processos tramitando nestas varas, todos relacionados com problemas no âmbito familiar, problemas estes, que em sua maioria são referentes à Separação Judicial, Divórcio, Investigação de Paternidade e tantos outros relacionados a problemas familiares.

E como todos nós vivemos agregados a uma família, e os nossos filhos, no futuro, possivelmente também irão constituir outras famílias, então achei que seria apropriado refletir sobre este tema nesta noite, para assim quem sabe, esta reflexão nos ajudar a fortalecer os laços que nos une e que irão unir as futuras famílias de nossos filhos .

Então convidei os participantes para ouvir e cantar a música UTOPIA, eis a letra da música:

Utopia
Composição: Pe. Zezinho

Das muitas coisas
Do meu tempo de criança
Guardo vivo na lembrança
O aconchego de meu lar
No fim da tarde
Quando tudo se aquietava
A família se ajuntava
Lá no alpendre a conversar
Meus pais não tinham
Nem escola e nem dinheiro
Todo dia o ano inteiro
Trabalhavam sem parar
Faltava tudo
Mas a gente nem ligava
O importante não faltava
Seu sorriso, seu olhar
Eu tantas vezes
Vi meu pai chegar cansado
Mas aquilo era sagrado
Um por um ele afagava
E perguntava
Quem fizera estrepolia
E mamãe nos defendia
E tudo aos poucos se ajeitava
O sol se punha
A viola alguém trazia
Todo mundo então pedia
Ver papai cantar pra gente
Desafinado
Meio rouco e voz cansada
Ele cantava mil toadas
Seu olhar no sol poente
Correu o tempo
E eu vejo a maravilha
De se ter uma família
Enquanto muitos não a tem
Agora falam
Do desquite ou do divórcio
O amor virou consórcio
Compromisso de ninguém
Há tantos filhos
Que bem mais do que um palácio
Gostariam de um abraço
E do carinho entre seus pais
Se os pais amassem
O divórcio não viria
Chame a isso de utopia
Eu a isso chamo paz.
Aproveitando o momento vamos pedir também a Deus que abençoasse nossas famílias, e cantar a música ORAÇÃO PELA FAMÍLIA, veja a letra da música:

Oração pela Familia
Composição: Padre Zezinho

Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador!
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje, e em função de um depois!
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)
Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!
Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos!
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois!
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho,
seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois!
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!
Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!
Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

Sabemos que toda família para ser feliz e bem estruturada tem que ter um ingrediente  essencial que é o AMOR, então solicitei ao grupo que cada um mencionasse um gesto de amor que vivenciou em sua família.
Eu  por exemplo mencionei vários gestos de amor :

Leo (esposo) – o grande gesto de amor para comigo este ano foi ter dirigido o ano inteiro para mim, para eu não ter que trabalhar de onibus. Por ter compreendido o tanto que gosto de estudar  e ter concordado que eu fizesse minha Especialização, sabendo que neste período eu teria que dedicar muitas horas de minha vida para o estudo, e, principalmente por ter ido me buscar todas as noites lá no curso, o meu muito obrigada.

Juliana(filha) – Seu grande gesto de amor foi ter me dado a maior força na organização da casa, pois este ano foi um ano muito difícil para mim, devido a tantos compromissos que assumi, a você o meu muito obrigada.

Victor (filho) – Pelos mil beijos que me deu este ano, externando sempre seu amor por mim, o meu muito obrigada.

Rafaela (filha) – Poso dizer que você realmente é uma pessoa amável, simpática e carinhosa e que sabe viver em família, pois se relaciona muito bem com todos e que raramente fica com raiva de algum de nós. Seus gestos de amor que mais me chamaram atenção foi dar massagem nos pés da Juliana e ensinar forró para o Victor. Parabéns pela pessoa que és e continue sempre assim.

Di(cunhada) – Dentre outros gestos que demonstrou para com minha família durante o ano todo gostaria de lhe agradecer de modo especial a força  que nos deu para trocar de carro. Lembro também um gesto inesquecível de amor que você demonstrou por nós foi a muitos anos atrás que você nos emprestou até sua cama quando fomos morar em São Paulo, a você o meu muito obrigada.

Dany (sobrinho) – pelo inesquecível gesto de amor para comigo me presenteando seu computador, o meu muito obrigada.

E assim foi o nosso Natal, vivenciando o amor em família.

Comentários

  1. Essa musica do Utopia, sempre q escuto me faz chorar, lembro-me da minha familia qndo todos estamvamos juntos em meio ao sertao sem dinheiro e sem conforto mais tinhamos o amor de nossos pais.
    Sempre q escuto choro ate cansar.

    bjss.

    Fatima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leu, gostou ou quer compartilhar algo? Comente e participe do blog!

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL 2020

NATAL 2018

Natal 2019