NATAL 2008

A festa iniciou com a distribuição de gorros para todos os presentes.
A alegria começou com a entrada do Papai Noel que distribuiu presentes para as crianças e um KIT de Primeiros Socorros para os convidados.

O Kit era um saquinho branco pregado uma cruz vermelha e nele continha os seguintes objetos, acompanhados destas frases, para assim os participantes saberem a razão de suas utilidades, então veja:
LUPA
Para lembrar de “ver” nos outros todas as qualidades que eles têm...
 
ELÁSTICO
Para lembrar de ser flexível, já que as coisas e as pessoas nem sempre são  da forma que queremos que sejam.

CURATIVO
Para ajudar a curar aqueles sentimentos feridos, tanto os seus como os das outras pessoas.

LÁPIS
Para que registre diariamente tudo o que lhe acontece de bom (e são muitas coisas...)

BORRACHA
Para se lembrar que todos nós cometemos erros e temos a oportunidade de corrigi-los.

CHICLETE
Para lembrar-se de “grudar” nas pessoas que são realmente importantes na sua vida e que o dia a dia pode fazer esquecer...

CHOCOLATE
 Para que se lembre que todo mundo precisa de um beijo,  de um abraço e uma  palavra de carinho diariamente...

LIXA (SERINHA DE UNHA)
Para lixar os rancores do coração

Este ano o texto escolhido foi um texto que havia sido anexado no mural de comunicações internas da Gol, um dia após a queda do Boeing, pelo marido de uma das aeromoças mortas.


“Se o amanhã não vier...
     (autor desconhecido)
Se eu soubesse que essa seria a última vez que
 eu veria você dormir, eu me aconchegaria mais apertado e rogaria ao Senhor que o protegesse.

Se eu soubesse que essa seria a última vez que veria você sair pela porta, eu a abraçaria, beijaria você mais vezes e o chamaria de volta  para abraçar e beijar uma vez mais.
Se eu soubesse que essa seria a última vez que ouviria a sua voz em oração, eu filmaria cada gesto e gravaria cada palavra para que eu pudesse ver e ouvir de novo, dia após dia...

Se eu soubesse que essa seria a última vez, eu gastaria um minuto extra, ou dois, para parar e dizer: “EU TE AMO”, ao invés de assumir que você já sabia disso...
Se eu soubesse que essa seria a última vez, eu estaria do seu lado, partilhando do seu dia, ao invés de pensar: bem, tenho certeza de que outras oportunidades virão, e eu posso deixar passar esse dia”...
 É claro que haverá um amanhã para se fazer uma revisão.......
E nós teremos uma segunda chance de fazer as coisas da maneira certa.
É claro que haverá um outro dia, para dizermos, um para o outro: “EU TE AMO”.
E, certamente, haverá uma nova chance de dizermos, um para o outro: “Posso te ajudar em alguma coisa?”
Mas no caso de eu estar errado, e hoje ser o último dia que tenho, eu gostaria de dizer O QUANTO EU AMO VOCÊ.

E espero que nunca nos esqueçamos disso.

O dia de amanhã não está prometido a ninguém, jovem ou velho, e hoje pode ser sua última chance de segurar bem apertada a mão de quem você ama.

Se você está esperando pelo amanhã, por que não fazer HOJE ?
Porque se o amanhã não vier, você com certeza, se arrependerá pelo resto de sua vida de não ter gasto aquele tempo extra num sorriso, num abraço, num beijo... porque você estaria muito ocupado para dar àquela pessoa aquilo que acabou sendo o último desejo dela...

Se o amanhã jamais chegar, você não terá que se arrepender pelo dia de hoje, pois o passado não volta e o futuro talvez não chegue...”

Em seguida continuei dizendo o seguinte:

Então abrace bem apertado a sua amada, o seu amado, HOJE, AGORA.
Sussurre nos seus ouvidos dizendo o quanto você o ama, a ama e o quanto o quer junto de si !
 Hoje é Natal, é hora de nos confraternizar.
Aproveite este momento....
Abrace, beije, declare seu amor....
Vamos lá! Abra seu coração...
Vamos lá. Dê o exemplo!

Neste momento todos se abraçaram, se beijaram, foi um momento realmente de confraternização muito bonito...
  
Depois li este outro texto escrito por mim, eis o texto:
  
Eu sempre fui defensora de homenagear e declarar o amor as pessoas em vida e de tanto eu falar isso, no dia de meu aniversário a Juliana (minha filha) organizou uma linda festa onde recebi grandes homenagens de vocês, homenagens que tanto me enalteceu, engrandeceu, massageou o ego e me deixou por demais feliz.

Hoje neste encontro queria proporcionar a todos vocês que também sentissem o gostinho de ser homenageado e para isso proponho uma dinâmica que fará com que isso se concretize.

A dinâmica foi da seguinte forma: cada um deveria responda a esta pergunta:

Para quem você tiraria o chapéu e por quê? Ou melhor, o gorro?

Eu particularmente antes de tirar o chapéu para alguém aqui presente eu tiraria o chapéu para o aniversariante Jesus Cristo.
O mestre do amor, da paz e da simplicidade.
Ele que é o caminho, a verdade e a vida...

Que Jesus Cristo abençoe a sua vida para que o Espírito Santo de Deus esteja cada vez mais vivo dentro do seu coração!

Portanto Vinde, Jesus!

Neste momento meu netinho Ruan entrou vestido de anjo segurando o menino Jesus (ao som da música POMPA E CIRCUNSTANCIA), veja como ele estava lindo:


                                        
Na verdade eu teria muitos motivos para tirar o chapéu para cada um de vocês aqui presente, pelas pessoas que são, pelos muitos gestos delicados que têm, por serem pessoas humanas, honestas, solidárias, batalhadoras, vencedoras etc.

Realmente só o fato de estarmos aqui reunidos para comemorar o NATAL EM FAMÍLIA  já é motivo para se tirar o chapéu.
  
Tiraria também o chapéu para a D. Iracema (minha sogra) que é um verdadeiro exemplo de pessoa paciente e que conseguiu chegar à melhor idade sem perder o bom humor.

Tiraria o chapéu também para o casal Eduardo e Kelle  que são verdadeiros exemplos de pessoas solidárias, e pelo reconhecimento da dedicação que têm por cada uma das crianças do Projeto Franço Lemos (Projeto que cuida de Crianças carentes) queria num gesto de cooperação entregar estes presentes para as crianças, os quais foram doados por nossos familiares e amigos.

Queria tirar o chapéu para o meu marido que me faz tão feliz, e é o melhor pescador que conheço.

Gostaria de neste momento manifestar este amor que sinto por ele através de uma música, e como minha voz não é bela, pediria mais uma vez a meu cunhado Nonato para cantar por mim (HINO AO AMOR)
Eis a letra da música:

Hino Ao Amor
Composição: Edith Piaf e Marguerite Monnot
Hino ao Amor
Se o azul do céu escurecer
E a alegria na Terra fenecer
Não importa, querido
Viverei do nosso amor...
Se tu és o sol dos dias meus
Se os meus beijos sempre forem teus
Não importa, querido,
O amargor das dores desta vida.
Um punhado de estrelas
No infinito irei buscar
E a teus pés esparramar
Não importa os amigos,
Risos, crenças e castigos
Quero apenas te adorar
Se o destino, então, nos separar
E distante a morte te encontrar.
Não importa, querido,
Porque eu morrerei, também...
Quando, enfim, a vida terminar
E dos sonhos nada mais restar
Num milagre supremo
Deus fará, no Céu, te encontrar
 Bem, acredito que cada um de vocês também terá grandes motivos para tirar o chapéu para alguém aqui presente, então passo a palavra a vocês....

Um Feliz Natal a todos.

 E as pessoas continuaram a festa tirando o chapéu (gorro) umas para as outras.

A Sara tirou o chapéu para o Davi por ele ter passado na seleção do Mestrado da Universidade Federal do Ceará.
Vivenciamos momentos muito emocionantes.....
 
Minha irmã e meu cunhado são grandes exemplos de pais dedicados e amorosos, e a filha deles Mara está em Portugal fazendo um Mestrado juntamente com seu namorado Alexandre. 

 E eu havia enviado um e-mail para eles contando como seria o Natal e havia pedido para participarem da dinâmica de grupo mesmo distante, então eles mandaram uma cartinha que foi lida para todos, foi uma surpresa que fizeram até os pais dela chorar, veja as mensagens:

Carta da Mara

Olá familia!
Há muito tempo decidi escrever esse texto, porém só o deixei para escrever agora, de última hora, quando meu coração já estaria fazendo a contagem regressiva desse natal e onde meus melhores sentimentos viria à tona.
Que inveja de vocês por estarem mais uma vez na casa da SUPER tia Rocy, que faz com todo carinho as reuniões de família na sua casa....
Que inveja por estarem reunidos com as melhores pessoas que eu conheço, com caráter, responsabilidade, lealdade, sinceridade, tô falando de todos vocês: a MINHA família. Onde não poderia ter crescido em meio a pessoas melhores. Vocês são perfeitos pra mim, cada um com seu jeito de ser e juntando todos DÁ UMA FESTA SÓ!
Deus escolheu a dedo essa familia tão grandiosa e a essa escolha também agradeço a minha madrinha: TIA ALICE! que mesmo um pouco distante ,  não deixa de perguntar por mim e me apoiar... O que eu mais queria nesse momento era estar ai, como faço ha 25 anos. Mas Deus me deu a escolha de ter uma oportunidade aqui fora e decidi fazer este esforcinho...

Portugal é maravilhoso, e PORTO onde estou morando é lindo! Moro depois do rio d'ouro onde a ponte que passa foi construída pelo Gustavo Eifell, sim esse nome diz tudo: o mesmo que construiu a torre eifell. Moro aqui em Vila Nova de Gaia onde a tia Ana disse 10 vezes: não deixa de visitar a loja EL CORTE INGLES, você vai adorar, e num é que ela acertou em cheio!?

A loja tem de tudo, até roupas femininas e masculinas. Tem computadores, perfumes, jóias, livraria, viagens, esportes, tudo para academia,  e cada categoria tem seu andar, ou seja tem uns 10 andares de loja e um deles é um supermercado.

Aqui tem muitos brasileiros, mais afinal, onde é que não tem!!!! kkkkkkkkkkkkkk a cidade é lindíssima, linda, cheia de jardins e praças, muitos pombos (são tantos que aqui é até proibido da comida a eles). Porém o que eu fiquei mais impressionada foi a segurança: você esquece algo dentro do autocarro (ônibus)  e guardam! Impressionante.

Peguei um ônibus que estava cheio de miúdos (crianças) e olhei pra ver se tinha entrado em algum ESCOLAR, pois não vi nenhuma mãe e descobri que aquelas crianças de 8 anos vão sozinhas para casa. 

O transporte público realmente funciona e passam exatamente no horário em que está na paragem (parada). Muito bom isso.
Aqui também tem muito campismo, muitas daqueles carros que tem tudo, como se fosse uma casa mesmo. E eu adorei quando vi uma casa, casa mesmo, sendo levada por um carro e me lembrei de um episódio de um desenho do Dennys, o pimentinha, que tinha feito raiva ao Sr. Wilson e este resolve se mudar e simplesmente prende a casa no carro e vai embora, achei o MÁXIMO. ( to quase igual a marilia no seu fantastico mundo de bob.)kkkkkkk

Mas acreditem: hoje eu faria de tudo pra estar ai.... mas como tem casório ano que vem.... OBAAAAAAAAAAAAAAAAAA, tenho que guardar meu rico dinheirinho pra poder estar ai ne? E olha já estou preparando as lágrimas viu Leleu, eu e a Mariana já combinamos: vamos chorar muito juntas!!!!!

Vocês não sabem o quanto é ruim estar longe, só sabe quem passa por isso... longe da família, que a gente tanto ama.... e ainda mais no Natal... Não devia ser permitido.  Adoro filmes de natal e esse ano está sendo incrível: CHORO EM TODOS. Não deixo escapar um.

Mais bem, voltando ao que interessa, também quero participar dessa brincadeira, e sinceramente tiraria o chapéu para cada um de vocês com motivos especiais... mas, existem chapéus que não poderia deixar nunca de tirar:

Primeiro a Deus que como falei antes foi ele que me deu essa família maravilhosa e nos proporciona momentos felizes juntos!
Depois aos meus pais que sempre estiveram ao meu lado e até assistindo de camarote minha vida inteira, me ajudando e proporcionando sempre o melhor, e digo o melhor porque sei que já passamos por maus bocados juntos e mesmo assim nunca me deixaram faltar nada. E, além disso, tudo me ensinaram o que é ser família, e aproveitar os melhores momentos ao lado dela. E os piores também, pois TODOS os momentos, sejam bons ou ruins, servem para nos fazer crescer e nos unem ETERNAMENTE.
Também tiro o chapéu ao meu irmão Bruno (que ganhou um tênis da irmã querida neste natal) kkkkk ta com ele ai? Que durante esse ano, amadureceu muito, seja no emprego, nos estudos, na relação família e até no coração.  A Lara também tem uma ajudinha nisso tudo. Um beijo pra ela se estiver por ai. Queria pedir pra você cuidar ainda mais dos nossos pais enquanto eu não estiver ai, agora tem que fazer o papel dobrado.

Tiro o chapéu ao Alexandre que teve coragem de vir comigo, eu que perturbei tanto pra ele ir da primeira vez, e desta vez está aqui comigo me apoiando em tudo e me ajudando a conviver nesse pais estranho.

Enfim tiro o chapéu a minha família por ser tão maravilhosa e por estarmos sempre ao lado uns dos outros. E não posso esquecer de agradecer a tia Kelle e o Eduardo por este trabalho maravilhoso que ajuda a tanta gente, e até me faz ser uma pessoa melhor.
Um abraço bem apertado à todos e um FELIZ NATAL.   
Estou esperando visitas ok? É só me avisar pra não haver colisão de datas!!!!

 
Carta do Alexandre:

Tudo bem? Sou o Alexandre..

Bom vamos lá..

Primeiro gostaria de dizer em que não está presente no Natal aí será muito difícil pra gente!Não é fácil abandonar tudo e enfrentar o MUNDO.

Desde que comecei a namorar com a Mara tenho uma concepção de família bem diferente..Afinal pude perceber o quanto é importante uma família.Fico com uma inveja boa da família de vocês (UNIDOS).

Já passei 3 anos de Natal com vocês e foi muito importante para mim, mas o destino quis que esse ano não estivéssemos presente de corpo, pois de coração estaremos aí sim..Por aqui está tudo caminhando, ainda estamos nos adaptando a uma nova vida, longe de tudo e de todos!!É difícil mas será importante para nossas carreiras!!Então vamos lá para a dinâmica do Natal.

Em primeiro lugar eu tiro o gorro para DEUS, pois me ajuda e me ajudou sempre em todos os momentos de minha VIDA;
Em segundo lugar tiro o gorro para minha mãe, pois só eu e Deus sabemos o que ela já fez por mim;
Em terceiro lugar tiro o gorro para a Mara, pois acreditou em mim e na minha perseverança de querer VENCER NA VIDA, e seguiu os meus passos;
Em quarto lugar eu tiro o gorro para os pais da Mara (seu Nonato e Dona Margarida), pessoas que adimiro muito e tenho-os como meus pais!!

Pra terminar queria dizer uma coisa:
FELIZ NATAL PARA TODOS VOCÊS!!SAUDADES DE TODOS!!!
 
Meus sinceros e verdadeiros sentimentos!!!

 Grande abraço!!!

E assim foi o nosso Natal.




Comentários

  1. tia, é incrivel como foi tao perfeito o tema escolhido por si! a senhora tem a cara do natal! vi que minhas participações são especiais, até no blog elas aparecem... mais esse ano, vou participar mais... vou estar presente! sonho com este dia... depois de dois anos... boa sorte tia com seu blog e serei mais uma antenada!!! bjao

    ResponderExcluir
  2. Bom, não poderia deixar de escrever sobre esse lindo Natal!
    Como leitora, achei a escolha do texto, a dinâmica do gorro, as cartas lidas por entes queridoes e fechando com chave de ouro a música que como o próprio nome já diz HINO do AMOR, de um excelente estilo!
    Só posso desejar os parabéns pelo requinte das escolhas...sem dúvida deve ter emocionado a todos, cada um da sua maneira, pois até eu me emocionei.....
    Parabéns mais uma vez pelo bom gosto!!!!!
    Beijos....
    Raquel!

    ResponderExcluir
  3. Tia Rocy,o blog ficou ótimo!
    Adorei esse tema,vindo da senhora ñ poderia ser outro.Sou testemunha do quanto o Natal na sua casa é maravilhoso.
    Mais uma vez parabéns!!
    Estou seguindo e vou ler tudo.
    Bjos
    Amo vc!!!
    Kelle lemos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leu, gostou ou quer compartilhar algo? Comente e participe do blog!

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL 2020

NATAL 2018

Natal 2019