NATAL 2009

 
Nossa festa começou com a chegada do aniversariante sendo carregado por minha sobrinha Letícia.
Como de costume o Papai Noel foi convidado e veio abrilhantar mais uma vez nossa festinha.

Depois da tradicional distribuição de presentes pelo nosso querido Papai Noel,  a festa continuou com uma apresentação de quatro sobrinhas e meu netinho Ruan.

Eles entraram segurando velas acesas que representavam a PAZ, a FÉ, o AMOR e a ESPERANÇA em um diálogo entre eles, eis a apresentação:


                                   VELAS ACESAS
                                 (autor desconhecido)

Quatro velas estavam queimando calmamente.

O ambiente estava tão silencioso que se podia ouvir o diálogo entre elas:
A primeira disse:
- Eu sou a Paz, e apesar da minha luz, as pessoas não conseguem manter-me acesa.

 Em seguida, a sua chama, devagarzinho, se apagou totalmente.
A segunda disse:

- Eu me chamo Fé!
Infelizmente sou supérflua para as pessoas. Elas não querem saber de Deus, por isso não faz sentido continuar queimando.

Ao terminar sua fala, um vento bateu levemente sobre ela, e a chama se apagou.
Baixinho e triste a terceira vela se manifestou:
 -Eu sou o Amor!
 Não tenho mais forças para queimar.
As pessoas me deixam de lado, porque só conseguem enxergar elas mesmas, esquecem até daqueles que estão à sua volta.

E também se apagou.
De repente, chegou uma criança e viu as três velas apagadas e perguntou:

  Criança:
Que é isto? Vocês devem ficar acesas e queimar até o fim.

Então a quarta vela falou:

- Não tenhas medo, criança. Eu sou a ESPERANÇA, enquanto eu estiver acesa,  poderemos acender as outras velas.

Pausa para reflexão

Quando apagamos as chamas da Paz, Fé e Amor, ainda assim, nem tudo está perdido ... Alguma coisa há de ter restado dentro da gente. E isto tem que ser preservado, acima de tudo ...

Então a criança pegou a vela da Esperança e acendeu novamente as que estavam apagadas.

Que a vela da ESPERANÇA nunca se apague dentro de você.
Ela é a nossa luz no fim do túnel.

A verdade é que “A vida com Cristo é uma ESPERANÇA sem fim. A vida sem Ele é o fim da ESPERANÇA.”

Desejo que a vela da ESPERANÇA, do AMOR, da FÉ,  e da PAZ nunca se apague em nossas vidas! 

A Dinâmica de grupo escolhida teve como base o texto “ALMAS PERFUMADAS”, eis o texto:


                              ALMAS PERFUMADAS
                                (autor desconhecido)

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta.  De sol quando acorda. De flor quando ri.  Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede  que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça.
Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce  que tem pra escolher. O tempo é outro.

E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver. Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.
De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo.
Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso.

Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.
Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.

Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza.  Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar  feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos.
Abraçando um filhote de urso panda.
Tocando com os olhos os olhos da paz.
Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa.
Do brinquedo que a gente não largava.
Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe que a simpatia é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. 
 Pulsa em outro lugar. Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos, Deus está conosco, juntinho ao nosso lado. E a gente ri grande que nem menino arteiro.
Tem gente como você que nem percebe como tem a alma Perfumada!
  E que esse perfume é dom de Deus.
Em seguida continuei dizendo o seguinte:

Na nossa vida temos por hábito não externar o amor e o carinho que sentimos pelas pessoas, talvez por fruto da educação que recebemos fomos treinados a não dizer “eu te amo”.

Hoje, dia de Natal é hora de abrir o coração para ser a manjedoura que Jesus vai nascer. É um bom dia para treinar e externar o amor que se instalou em nós que no dia a dia não é demonstrado.

Depois, declarei que este texto que foi lido era uma homenagem que eu estava fazendo a todos os presentes que têm alma perfumada, pessoas como vocês que a companhia e o convívio só nos dá prazer.

Cada pessoa é única e tem seu cheiro peculiar, ou melhor, seu próprio dom, pois foram feitas à imagem e semelhança divina.

Para exemplificar diria que tem gente que ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar  feito de alegria, é o caso do Fernando (cunhado).

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta, como o Nonato (cunhado).

Tem gente aqui que tem cheiro de colo de Deus, tamanha é sua fé, como é o caso da Arlete (cunhada).

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu de tão especial que é, como por exemplo, o Humberto(irmão).

Tem gente que ao lado delas a gente se sente abraçando um filhote de urso panda, como é assim quando abraço o Ruan (meu neto).
Tem gente que ao lado dela, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza como me sinto ao lado do meu marido.

E você, que cheiro você tem?
Será que alguém aqui poderia lhe dizer?

Então esta foi a Dinâmica de Grupo, ocasião em que as pessoas foram declarando o cheiro que sentem das pessoas presentes, houve depoimentos belíssimos, muitos abraços e muita emoção.
Neste natal minha sobrinha Mara e seu namorado Alexandre ainda estavam em Portugal cursando Mestrado e infelizmente não puderam vir para o nosso Natal, entretanto eles me enviaram por e-mail o que gostariam de dizer se estivessem aqui:

Eis aqui a participação da Mara:

-Tem gente que tem cheirinho de mar de manhã bem cedinho, com o raiar do sol chegando na gente de mansinho, como é o caso da minha mãe!
-tem gente que tem cheirinho de café feito na hora, quentinho, com um pão carioquinha como é o caso do meu pai!
-tem gente que tem o cheirinho quando estamos em casa vendo tv e a chuva está lá fora fazendo com que fiquemos em casa juntinhas fofocando e comendo pipoca, como é o caso da Mariana.
-tem gente que tem cheirinho de sorriso gostoso, daqueles que dói a barriga e que nos faz feliz, como é o caso do tio Fernando!
-tem gente que tem cheirinho de musica boa, cantada na hora, pra alegrar o ambiente, como é o caso da Leleu!
-tem gente que tem cheirinho de comida no prato, de suco feito na hora e de uma atenção sempre especial, como é o caso da tia Ana!
-tem gente que tem cheirinho de saída pra lanchar, pra contar as novidades e saber se a gente ta bem, como é o caso da Marina!
-tem gente que tem cheirinho de natal e de pensamentos bons, como é o caso da tia Roci!(Obrigada Mara)
-tem gente que tem cheirinho de infância, e que até hoje me faz sentir pelo carinho, como é o caso do tio Fred e da tia Luza!
-tem gente que tem cheirinho de uma ajudinha quando pode, quando você está aperriada pra entregar um trabalho e o computador não ajuda, como é o caso do meu irmão.
-tem gente que tem cheirinho de peixinho assado, prontinho pra comer com uma farinhazinha... hummm esse é o tio Leopoldo.
-Tem gente com cheirinho de beleza e de mudanças sofisticadas, como é o caso da tia Lucia!
-Tem gente com cheirinho de simpatia, como é o caso da Lara, namorada do Bruno.
-Tem gente com cheirinho de agrado, de flores diferenciadas e almoço no sábado, como é o caso da tia Arlete e do tio Humberto.
E tem gente com cheirinho de reunião de família daquelas que a gente não pode faltar por nada, e que às vezes a vida nos tira uma ou duas vezes pra sabermos da maior importância a todos esses momentos maravilhosos, como é o caso de VOCÊS, DA MINHA FAMÍLIA QUE EU AMO TANTO, e que poderia passar o dia inteiro aqui escrevendo todos os cheirinhos que não iam bastar!
FELIZ NATAL PRA TODOS!

Eis aqui a participação do Alexandre:
TEM GENTE QUE TEM CHEIRO DE SONO E PREGUIÇA, COMO É O CASO DO BRUNO QUE QUANDO PODE TA DURMINDO! 
TEM GENTE QUE TEM CHEIRINHO DE FEIRA DE IMPORTADOS  MINHA SOGRINHA MALINHA, A DONA BAIDA.  
TEM GENTE QUE TEM CHEIRO DE PROGRAMA DE MUSICA ANTIGA QUE PASSA AOS DOMINGO PELA MANHA, COMO É O CASO DO S. RAIMUNDO. 
TEM GENTE QUE TEM CHEIRO DE FUTURO VIZINHO, COMO É O CASO DA TIA LUZA 
TEM GENTE QUE TEM CHEIRO DE LIMPEZA, COMO É O CASO DA MINHA MÃE! 
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE SUCESSO A TODOS VOCÊS!


Como todos os anos, eu sempre preparo um mural com fotos da família e ao lado de cada foto coloquei estas frases, direcionada a cada um, eis aqui as frases:

Tem gente que ao lado dela, a gente tem certeza 
 que os anjos existem.
                                             
Tem gente que se gosta tanto, que parece com aquele brinquedo que a gente não largava.
                                              
Tem gente que tem cheiro de Xodó
(esta frase eu dediquei a minha filha e meu genro, pois eles chamam um ao outro de Xodó)
                                             
Tem gente que tem cheiro de amizade, que parece com aquele brinquedo que a gente não largava.

                                             
Tem gente que tem cheiro de sucesso, tão grande são suas conquistas...

                                             
Tem gente que tem cheiro de paixão de tão romântica que é.

                                             

Tem gente que tem cheiro de saudade, saudade de convivência (esta frase eu dediquei a meu irmão e cunhada que residem no Rio Grande do Sul).
                                              

Tem gente que tem cheiro de paizão e tem gente que tem cheiro de mãezona, tamanho é o amor que têm pela Lara(esta frase eu dediquei a minha sobrinha Duda e seu esposo Ricardo pois eles são apaixonados por sua filha Lara).

                                              

Tem gente que tem cheiro de saúde, ao lado dela a gente se sente seguro (esta frase eu dediquei a meu sobrinho Leonardo que é um médico muito competente).
 
                                              

Tem gente que tem cheiro de beleza.
 
                                              

Tem gente que tem cheiro de generosidade, suas mãos têm sempre algo para oferecer (esta frase eu dediquei a minha irmã Luza pela pessoa tão generosa que ela é).
                                             

Tem gente que tem cheiro de tranqüilidade, ao lado dele a gente se sente tocando ao paz.
                                              

Tem gente que tem cheiro de Bill Gate, de tão inteligente que é (esta frase eu dediquei a meu filho Victor, pois ele realmente domina o mundo da informática).
                                             

Tem gente que tem cheiro de pedra preciosa de tão rico de qualidades que é.

                                             

Tem gente que tem cheiro de festa, vive feliz da vida, cheio de alegria (esta frase eu dediquei meu cunhado Fernando pela sua constante alegria).

                                             
Tem gente que tem cheiro de um presente que caiu do céu (esta frase eu dediquei a meu querido neto Ruan).

                                             

Tem gente que ao lado deles, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda (esta frase eu dediquei a minha prima Maria muito querida por sinal).

                                              
Tem gente que ao lado deles, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

                                              

Tem gente que ao lado dele, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza (esta frase eu dediquei a meu marido Leo).
                                             

Tem gente que ao lado dela a gente se sente abrançando um filhote de urso panda(esta frase eu dediquei a minha linda sobrinha Letícia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL 2020

NATAL 2018

Natal 2019