NATAL 2014

   

          A abertura do Natal em Família foi com um agradecimento a Deus  por mais um ano de vida de todos nós e pelas muitas conquistas realizadas, então cada uma das famílias destacou as grandes conquistas deste ano de 2014.
            Prossegui dizendo que hoje é natal e comemoramos mais uma vez o nascimento de Jesus, o filho único de Deus que foi enviado a humanidade como um grande gesto de amor. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Joao 3: 16)
              Antes de chamar o aniversariante para sua festa de aniversario fiz a Brincadeira da Direita e Esquerda e para esta brincadeira foi comprado alguns presentes para os participantes.
         A Brincadeira da Direita e Esquerda consiste em primeiramente sortear o nome de tantas pessoas quantos forem os presentes comprados para esta brincadeira e estas pessoas ficam segurando cada presente e ao ler o texto abaixo toda vez que se pronunciar a palavra Direita ou Esquerda  os presentes vão se deslocando para a pessoa a sua direita ou a sua esquerda, ao final do texto quem estiver segurando o presente será seu dono.
Texto da Brincadeira da Direita e Esquerda


MEU ANIVERSÁRIO NESTE NATAL

“Como você sabe, está chegando novamente a data de meu “aniversário”. Todos os anos fazem festa em minha honra e creio que este ano acontecerá a mesma coisa. Nesses dias as pessoas fazem muitas compras vão ao centro da cidade, aos shoppings andam para DIREITA , para DIREITA e voltam e vão para DIREITA novamente, o rádio e a TV fazem centenas de anúncios. Por todo canto não se fala de outra coisa, nas ruas você anda e é propaganda por todo lado, olham para a DIREITA, vê anúncios de lojas de roupas ,olha para ESQUERDA é propaganda de brinquedos e eletrodomésticos então é à DIREITA,à ESQUERDA ,em cima em baixo, enfim em todo canto não se fala de outra coisa a não ser dos preparativos para o grande dia.
É bom saber que ao menos um dia por ano, algumas pessoas pensam um pouco em mim. Como você sabe, há muitos anos começaram a festejar meu aniversário. No começo, pareciam compreender e agradecer o que fiz por eles, mas HOJE em dia, ninguém sabe por que razão o celebram. As pessoas se reúnem e se divertem muito, mas não sabem do que se trata.
Estou me lembrando do ano passado: ao chegar o dia do meu aniversário, fizeram uma grande festa em minha honra. Havia coisas deliciosas na mesa, à DIREITA da mesa bolos, doces,à ESQUERDA da sala uma outra mesa só com o famoso peru, tudo estava decorado e havia muitos presentes… mas sabe de uma coisa?
Não me convidaram! Eu era o convidado de honra e ninguém se lembrou de me convidar! A festa era para mim e quando chegou o grande dia, fecharam a porta da DIREITA na minha cara, a porta da ESQUERDA, voltei para DIREITA e ninguém abriu a porta. Bem que eu queria partilhar a mesa com eles
A verdade não me surpreendeu porque, nos últimos anos, muitos me fecham a porta. Como não me convidaram, ocorreu-me entrar sem fazer ruído, entrei e fiquei num cantinho à DIREITA.
Estavam todos brindando, alguns já estavam embriagados, contando piadas, rindo, divertindo-se. Aí chegou pela porta da ESQUERDA um VELHO GORDO, VESTIDO DE VERMELHO, COM BARBA BRANCA E GRITANDO: HO! HO! HO!. Parecia ter bebido demais… Tombava para DIREITA, para ESQUERDA, para DIREITA de novo e finalmente deixou-se cair pesadamente numa cadeira à DIREITA da sala e todos correram para ele dizendo: Papai Noel! Papai Noel! – como se a festa fosse para ele!
Quando chegou meia-noite, todos começaram a abraçar-se, abraçavam o amigo da DIREITA, da DIREITA novamente. Eu estendi meus braços para ESQUERDA, para DIREITA, para ESQUERDA novamente, esperando que alguém me abraçasse… Quer saber? Ninguém me abraçou.
De repente, todos começaram a entregar presentes, um a um, os pacotes foram sendo abertos. Cheguei perto para ver se, por acaso, havia algum para mim , andei para ESQUERDA, para DIREITA, para o colega da DIREITA – nada!
O que você sentiria se no dia de seu aniversário todos se presenteassem e não dessem nenhum presente para você? Eu ia em direção a cada um, à DIREITA, à DIREITA novamente, ia ao amigo encostado à ESQUERDA e nada
Compreendi, então, que estava sobrando na festa… Saí sem fazer barulho, fiz um caminho difícil, entrei a PRIMEIRA À DIREITA, depois TERCEIRA À DIREITA, depois TERCEIRA À DIREITA novamente, PRIMEIRA À ESQUERDA, em seguida QUARTA À DIREITA e finalmente QUINTA À DIREITA, fechei a porta, fui embora…

Cada ano que passa é pior: as pessoas só se lembram da ceia, dos presentes, das festas… De mim ninguém se lembra.
Gostaria que, neste Natal, você me permitisse entrar na sua vida, reconhecendo que há mais de dois mil anos vim ao mundo para lhe dar minha vida na cruz e, assim, poder salvar você… Hoje só quero que acredites nisso com todo seu coração… “ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16” (Desconheço o autor)
                                                                 
Finalizei dizendo o seguinte: Então neste Natal se realmente você quer me encontrar para festejar meu aniversário, não me procure entre as estrelas da noite: assim não me encontrará jamais. Procure-me entre os homens, PORQUE EU SOU O AMOR.

        Em seguida convidei o aniversariante Jesus Cristo para a festa de seu aniversario que veio carregado pela menina Sofia que estava muito linda  vestida com uma túnica branca e com uma coroa de rosas enfeitando sua cabeça.


    Neste Natal escolhi como tema SOLIDARIEDADE, e para enriquecer o conteúdo desta festa apresentei um lindo desenho animado denominado Cordas.

             “ Cordas, ganhou o Prémio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação espanhol. É a história de uma menina doce que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral.”
(Fonte: http://portugalglorioso.blogspot.com.br/2014/02/cordas-o-melhor-filme-de-animacao.html)
        Convidei a todos e principalmente as crianças aqui presentes para assistirem este lindo desenho animado, pois é de criança que se aprende as maiores lições para a vida.

         

Fonte: http://portugalglorioso.blogspot.com.br/2014/02/cordas-o-melhor-filme-de-animacao.html.

            Em seguida convidei o  Coral das Crianças para alegrar nossa festa que cantaram as musicas: Quero Ver, Surgem Anjos e Depende de nós
  
      Para alegria de todos chega o papai Noel com seu saco vermelho cheirinho de presentes e a alegria das crianças tomou conta de nossa casa.
        Este ano de 2014 logo nos primeiros dias de janeiro, eu e minha Irma Luza experimentamos o prazer de fazer o bem para uma família e esta experiência  encheu nossos corações de alegria.
O fato foi o seguinte:
           A doméstica Lúcia que trabalha para minha irmã Luza pediu a ela ajuda para encontrar sua irmã que estava desaparecida desde que houve a enchente no ano de 2011 em Teresópolis, pois a família desta moça desaparecida perdeu completamente o contato com ela e queria muito saber se ela estava viva ou morta.
     Minha irmã Luza então escreveu uma carta para estes programas de televisão que procuram pessoas desaparecidas  e me pediu para colocar esta carta nestes programas via internet.
          Eu me propus a ajudar, mas da minha maneira, pois achava que a probabilidade desta carta ser escolhida dependeria muito de sorte e eu não queria depender de sorte e sim procurá-la até achar contando com a ajuda de Deus. 
         A primeira providencia foi ler sobre esta tragédia, e nesta leitura via internet achei a lista dos nomes das pessoas mortas e das desaparecidas e nelas não constava o nome da moça procurada, o que me animou a continuar a busca.
          Como a família da Lucia tinha todos os dados desta moça inclusive o endereço onde ela morava, então acessei o Google Maps e naveguei pela rua onde ela morava em Teresópolis, inclusive vi a casa onde ela morava que estava inteirinha, eu só não sabia se aquelas imagens era antes ou depois da tragédia.
           Nesta busca vi que havia um Hotel bem próximo da casa dela então telefonamos para este hotel pedindo ajuda para alguém ir até a casa dela e colher noticia, mas o funcionário do hotel negou-se a prestar este favor e sugeriu que pedisse ajuda a Defesa Civil, de qualquer forma foi uma luz e telefonamos para a Defesa Civil de Teresópolis e o funcionário desta repartição registrou o pedido, se comprometeu de dar um retorno, mas infelizmente até hoje não retornou.

           Continuei visualizando a rua onde esta moça morava e vi que havia uma mercearia também próxima a casa dela e na parede havia o numero de telefone desta mercearia, então telefonamos para esta mercearia e pedimos ajuda e como Deus está sempre nas coincidências o dono desta mercearia a conhecia e disse que ela havia se mudado, pois a enchente havia destruído a casa onde ela morava e se comprometeu de entregar o telefone da minha irmã para ela.
          No dia seguinte a moça desaparecida telefonou para minha irmã e disse que havia perdido o contato com sua família porque não sobrou nada de sua casa e não tinha mais os números de telefone de sua família. Ela contou que no dia da enchente havia viajado para um velório e quando voltou sua casa havia sido destruída pela enchente.
          Minha irmã então deu a noticia a família que havia encontrado a  moça e foi uma felicidade enorme.  
          Foi só um pequeno gesto de carinho, um pouco de tempo que disponibilizamos de nossa vida fez uma família inteira feliz. E foi esta experiência tão gratificante  que me inspirou o tema de nosso natal: SOLIDARIEDADE.
          Gostaria de esclarecer a todos que o fato de estar divulgando nosso gesto de solidariedade não significa que queremos ser aclamadas por este gesto, minha intenção é apenas mostrar que às vezes só um pouco de tempo que disponibilizamos ao outro podemos encher seu coração de alegria. Eu queria apenas demonstrar que é possível ser solidário com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença na vida de outras pessoas.
        Realmente não há dúvidas que nossa família já é bastante solidária, mas minha intenção é que sejamos mais ainda do que já somos.
          “Ninguém discute a importância de parar um instante e ajudar o próximo. Mas o atropelo das tarefas diárias nem sempre abre espaço para isso - a correria ganha cara de egoísmo e a possibilidade de dedicar um pouco mais de atenção a quem precisa fica para trás.”
        "A solidariedade precisa ser mais estimulada, ela desencadeia um novo padrão de comportamento entre as pessoas". "Quando recebe um gesto de carinho, você tende a agir da mesma forma e despertar a tolerância em quem está por perto". (Afirma a psicóloga Sâmia Maluf )”
(Fonte:http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/15149-solidariedade-estimula-gentileza-e-gera-mais-saude)

          “Mas o bem-estar não se limita à condição emocional. Quando você se engaja numa causa saudável para apoiar alguém próximo, não resta dúvida: seu corpo também sente os efeitos dessa postura mais gentil e responde com mais disposição.”
          Além do mais um dos gloriosos ensinamentos de Deus é “amar o próximo como a ti mesmo”, ou seja, pensar no bem das pessoas ao seu redor, muitas vezes antes do nosso bem. 
          Estar presente na hora em que as pessoas mais precisam e poder ajudá-las é a ocasião em que podemos colocar em prática o amor ao próximo de maneira concreta.
          Lançada a campanha pela solidariedade, convidei a todos para que cada um de nós encontre uma oportunidade para distribuí-la pelo mundo a fora, este é o propósito deste Natal, então fiz um apelo: “Por favor espalhe amor porque de dor e sofrimento o mundo já está cheio”.

Disse que só nos resta pedir a Deus:
“Ajude-nos a fazer a Tua vontade, ó Pai
Em nome de tudo o que é verdade
E vamos ver no outro
A Sua imagem amorosa”
(trecho da música To Believe)
          E convidei os presentes para ouvir a musica  TO BELIEVE que significa Acreditar interpretada por  Jackie Evancho, ouça você também.






Acreditar
Antes de me deitar para descansar
Peço ao Senhor um pequeno pedido
Eu sei que tenho tudo o que eu poderia precisar
Mas esta oração não é para mim
Muitas pessoas até hoje
Não tem um lugar tranquilo para ficar
Deixe que toda luta cesse e que suas crianças vejam a paz
Limpe suas lágrimas de tristeza

Para acreditar em um dia
Quando a fome e guerra passarão
Para ter a esperança em meio ao desespero
Que cada luta seja contada
Que você ouve cada grito e cada oração

Deixe-me tentar sempre acreditar
Que podemos curar os corações aflitos
Por favor, nos ajude a não ignorar
Os clamores dos pobres
Ou sua dor nunca vai passar
Para acreditar em um dia
Quando a fome e guerra passarão
Para ter a esperança em meio ao desespero
Que cada luta seja contada
Que você ouve seus gritos e cada oração
Pai, como você vê, eu sou apenas uma criança
E há muito para entender
Mas se Vossa Graça me cercar
Então eu vou fazer o melhor que puder
Eu prometo, eu farei o melhor que puder
Para acreditar em um dia
Quando a fome e guerra passarão
Para ter a esperança em meio ao desespero
Que cada luta seja contada
Que você ouve cada grito e cada
Oração {Ouça cada grito e cada oração}
Ajude-nos a fazer a Tua vontade, ó Pai
Em nome de tudo o que é verdade
E vamos ver no outro
A Sua imagem amorosa

          A verdade é que “Deus criou pra cada um seu próprio dom
junto com cada talento uma missão”, vamos então usar nossos talentos para praticar a solidariedade.
          Em seguida convidei meu cunhado Nonato e minha sobrinha  Marina para usarem o talento de belas vozes que Deus lhes presenteou e solidariamente cantar para nós a  musica Criação Divina. Ouça a musica:





https://www.youtube.com/watch?v=F2vQ9U3eQhw


                 Depois minha sobrinha Marina e meu cunhado Nonato cantaram também a música "O seu Amor", Eis a música:





Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=snLx2a76rhI

          E para finalizar, como nossa família é uma família altamente solidária neste natal prestei homenagem a cada família aqui presente com um “troféu” que simboliza a solidariedade, para assim registrar o nosso reconhecimento pelos muitos gestos de solidariedade que recebemos ao longo de nossa vida e fazer com que cada vez mais a solidariedade seja sempre lembrada e vivenciada.
          Neste natal convidei a Lucia (que trabalha para minha irmã Lusa) para vir participar do nosso Natal em Família e ela veio e sua participação contando sobre a alegria de ter encontrado sua irmã foi um momento de muita emoção.   
          Eis aqui o troféu que mandei confeccionar e foi oferecido a cada família e nele foi colocado a seguinte frase "A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca" (Antoine de Saint-Exupéry)





          Comecei a entrega chamando o casal Nonato e Baída que sem dúvida se destacam em possuir esta grande qualidade que é ser solidário. Para este casal a solidariedade não tem dia nem hora para ser praticada, pois quantas e quantas vezes em nossas vidas nós pedimos socorro a eles em plena madrugada e eles gentilmente nos atenderam. 
          E prossegui a entrega dos troféus chamando cada casal  aqui presente ocasião que pedi a participação de todos que também foram beneficiados com gestos de solidariedade por parte de pessoas de nossa família, que neste momento relatassem os gestos de solidariedade que foram inesquecíveis em suas vidas.
          Foram momentos de muita emoção ao mesmo tempo em que houve a oportunidade de demonstrar a gratidão.
          Finalmente agradeci a participação de todos pela presença  que tornou esta festa tão rica de aconchego familiar e de comidas tão deliciosas. Agradeci mais uma vez a valiosa ajuda da Kelen que foi uma secretaria muito empenhada, e desde já renovei o convite para  me ajudar no próximo Natal.
          Agradeci ainda  ao Papai Noel por ter vindo novamente aqui encantar as crianças e alegrar os adultos.
E assim foi o nosso Natal 2014.
          Neste ano nossa arvore de natal ficou bem colorida, pois além de bolas e orquídeas o destaque foi borboletas, porque borboletas lembra transformação. Portanto, encerrei a festa com uma frase de Rubem Alves que diz o seguinte: "Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.”





E assim foi o nosso Natal em Família 2014

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Antonia Maria

      O nosso Natal em Família 2015 aconteceu sim e foi maravilhoso. O que houve é que tirei férias, viajei mas em breve estarei postando. Muito obrigada por sua visita e pelo elogio. Um abraço.

      Excluir
  2. Encantada com a sua programação de Natal! Me permita copiá-la para executar na minha Família. Deus te abençoe com mais criatividade! Amei tudo! Feliz Natal, abençoado 2017!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leu, gostou ou quer compartilhar algo? Comente e participe do blog!

Postagens mais visitadas deste blog

NATAL 2020

NATAL 2018

Natal 2019